O Festins é um festival de música de tradições, de pessoas, do campo, do interior de Portugal, e da Beira Baixa. Este foi o ponto principal de toda a comunicação do festival.
Dada a localização do espaço do Festins, junto ao “Museu do Canteiro”, museu emblemático da vila de Alcains, e após vários inquéritos e conversas com a população local, a conclusão foi clara: além de divulgar a música e os artistas que iriam atuar no festival, a comunicação do Festins apostaria na promoção dos costumes e tradições da vila, dando a conhecer o que de melhor se fez e faz nesta região, promovendo as infinitas paisagens, o campo e a natureza que nos rodeia na Beira Baixa.
No que diz respeito às tradições, a mais forte é a “cantaria”, já referida pelo “Museu do Canteiro”. “Cantaria” é a arte de moldar pedra à mão. Assim, a cantaria e os desenhos originais, que dela faziam parte, foram integrados no design e na comunicação da Festins. O lettering foi desenvolvido à mão, apelando ao lado analógico da tradição.
design | vídeo: Duarte Lourenço, Henrique Lourenço
fotografia: Duarte Lourenço
fotografia de artistas: Henrique Lourenço (não exposta neste portfólio)